Referência na Área de Consultoria em Transportes Verticais
A importância do entendimento da velocidade no Cálculo de Tráfego de elevadores de passageiros
Esta análise é muito importante para arquitetos na fase de estudo conceitual, ou no máximo na fase preliminar do projeto.
Se analisado tardiamente, pode acarretar em altos custos!
O vídeo abaixo irá mostrar 7 elevadores (A a G) com velocidades distintas, de 1 a 7 m/s. Utilizamos aceleração de 1 m/s2 para facilitar o exemplo.
A intenção do vídeo não é ensinar cálculo de tráfego e sim mostrar a importância na determinação da velocidade do elevador logo no início do projeto.
A importância da determinação correta da capacidade de pessoas e quantidade de elevadores logo no início do estudo conceitual
Largura da porta - menor que 1,10m / igual ou maior que 1,10m
Já publicamos 2 vídeos. No 1o vídeo, falamos um pouco sobre a importância do entendimento da velocidade dos elevadores no cálculo de tráfego.
Enquanto no 2o vídeo, falamos sobre a importância de fazer simulações com diferentes quantidades e capacidades dos elevadores para se obter um bom desempenho no Cálculo de tráfego e a custos otimizados.
Vamos falar agora sobre outra variável que influencia no cálculo de tráfego:
Largura da porta - menor que 1,10m / igual ou maior que 1,10m
A NBR 5665/83 diz que o tempo para entrada e saída de cada passageiro na cabina é de 2,4 seg para portas menores que 1,10m de abertura, e de 2,0 seg para portas maiores ou iguais a 1,10m.
Ou seja, 0,4 seg a menos por pessoa no caso de portas maiores ou iguais a 1,10m.
Resumindo, e para ter em mente: A porta de abertura igual ou maior que 1,10m levará vantagem de 4 segundos no intervalo de tráfego para cada 10 pessoas transportadas.
Em nossa próxima publicação, falaremos sobre como que o tipo de porta do elevador (Abertura Central ou Lateral) afeta o intervalo de tráfego e, consequentemente, o cálculo de tráfego.
Tipo de Abertura de Porta - Central ou Lateral
Vamos falar agora de uma 5a variável que também influencia no Cálculo de Tráfego:
Tipo de Abertura de Porta - Central ou Lateral
A NBR 5665/83 diz que o tempo para abertura e fechamento de porta é de 3,9 segundos para portas de abertura central, e de 5,5 segundos para portas de abertura lateral.
Isso para cada parada que o elevador fizer durante o percurso.
Ou seja, 1,6 segundos a menos por parada no caso de portas com abertura central.
Portanto, em uma viagem com 5 paradas, a porta de abertura central levará vantagem de 8 segundos no intervalo de tráfego em relação à porta de abertura lateral.
Já a vantagem da porta de abertura lateral, é que ela requer uma medida menor de frente de poço.
Concluímos então essas 5 variáveis, que são: Velocidade (vista no 1o vídeo), capacidade de pessoas na cabine e quantidade de elevadores no grupo (2o vídeo), largura de porta do elevador (3a publicação), e agora, tipo de abertura de porta. Com elas, você tem as principais variáveis para fazer simulações e atingir um custo benefício apropriado para o empreendimento.
Isso deve ser visto logo no início do estudo conceitual, com a Arquitetura.
Na próxima publicação, falaremos de portas opostas e os cuidados a se tomar com as medidas de poço do elevador.
Elevadores com Portas Opostas: Cuidados a serem tomados durante estudo conceitual para não haver problemas na fase executiva